- Primeira Página, por SendFlow
- Posts
- 80% dos empregos poderão ser realizados por IAs, prevê bilionário
80% dos empregos poderão ser realizados por IAs, prevê bilionário
+ novidades em IAs da Meta, o tempo para rodar uma campanha, redes sociais e a saúde mental

🔮 Mais um capítulo da série “Todo dia alguém fazendo previsões sobre o futuro com IA”
Se você nos acompanha há algum tempo, já sabe que tem sempre alguém tentando imaginar como as inteligências artificiais vão transformar o mundo.
Tem quem diga que vai ser maravilhoso, tem quem pinte cenários catastróficos.
Aqui vai mais uma dessas visões:
O bilionário do Vale do Silício Vinod Khosla prevê que 80% dos empregos em 80% das ocupações poderão ser realizados por inteligência artificial (IA).
Khosla, cofundador da Sun Microsystems, acredita que a IA pode substituir trabalhadores em diversas áreas, inclusive médicos, engenheiros e vendedores, realizando tarefas de forma mais eficiente e barata.
Para evitar uma “distopia econômica” causada pela concentração de riqueza e desemprego, ele propõe a implementação de uma renda básica universal (RBU). Segundo ele, com a diminuição da necessidade de trabalho humano, a RBU pode se tornar essencial para garantir uma distribuição mais justa da riqueza.
💛 Ei, quem indica a Primeira Página ganha prêmios!
Tem mais instruções no final deste e-mail.
🗞️ Falando nisso, aqui vai um resumão das novidades da Meta em IA

A Meta vai atualizar sua inteligência artificial presente no WhatsApp, Instagram e Messenger, dando ao sistema a capacidade de responder por voz e reconhecer imagens. A atualização permitirá que os usuários iniciem interações por áudio, mas a resposta ainda não é tão imediata quanto a de outros sistemas, como o ChatGPT.
A chegada da Meta AI ao Brasil ainda não foi confirmada, embora espera-se que ocorra ainda em outubro.
🗓️ Quanto tempo leva para colocar uma campanha no ar? Eis um dado para te nortear.

Você (ou sua equipe) produz rápido? Difícil saber, muitas variáveis a considerar, mas aqui vai um dado de um mercado vizinho: o varejo.
No varejo brasileiro, as empresas levam em média 25 dias para criar e ativar uma campanha de marketing, desde o briefing até a produção.
A pesquisa “Gestão de Marketing no Varejo”, realizada pela Godiva Propaganda em parceria com o Mundo do Marketing e o Qualibest, revela que metade das empresas consegue lançar campanhas em até 15 dias, enquanto 25% delas levam de 60 a 90 dias.
Um pequeno grupo de 1% chega a ultrapassar 90 dias para concluir o processo criativo.
🎵 Instagram terá assinatura sonora no final dos Reels (tipo TikTok)

O Instagram lançou uma nova identidade sonora para o Reels, introduzindo um som distinto tocado ao final de cada vídeo baixado.
Esse movimento segue os passos do TikTok, que utiliza um som marcante (aquele tã-na-nã, você sabe qual é) para fortalecer sua presença em outras redes sociais.
Desenvolvido pela equipe de áudio criativo da Meta, o som foi pensado para se adaptar a diversos climas e emoções, representando a criatividade cotidiana do Instagram. A reação dos usuários, no entanto, não foi tão positiva. Muitos compararam o novo som a um alerta de erro.
🔌 Caiu aí? TikTok ficou instável na terça-feira
O TikTok passou por instabilidade nesta terça-feira, 24.
Usuários relataram dificuldades ao acessar o serviço e curtir vídeos.
Segundo o site Downdetector, o pico do problema ocorreu por volta das 10h40 (horário de Brasília) e também afetou EUA e Europa. A empresa não se pronunciou sobre a situação.
🤨 Meteu essa?

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, afirmou que não há uma conexão causal clara entre o uso de redes sociais e a saúde mental dos adolescentes.
Durante uma entrevista, ele destacou que a maioria das boas pesquisas não estabelece essa relação em larga escala.
Esta declaração está em linha com o que ele já havia dito ao Congresso americano em janeiro, durante uma audiência sobre a segurança infantil, onde argumentou que não há prova conclusiva de que as redes sociais causem danos à saúde mental dos jovens.
Zuckerberg reconheceu que as plataformas podem ter tanto impactos negativos quanto positivos, mas afirmou que fornecer aos pais ferramentas para controlar o uso das redes sociais pelos filhos é o caminho certo.
Você viu aqui: o Instagram desenvolveu uma “conta adolescente” com travas para ajudar os pais a monitorar ou limitar o uso de redes sociais pelos filhos.
✋ Faltou alguma coisa?
Tem algum assunto do digital que não estamos cobrindo? Algo acontecendo no mercado que ninguém está comentando?
Segunda tem mais!
A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉