⚠️ CNPJ vai mudar em 2026

+ Meta quer ver seu rosto, IBGE do marketing digital, melhores canais de mídia

Esta é a Primeira Página, a newsletter especializada no mercado digital.
É informação que dá ROI.

💼 Empresário, é bom saber disso aqui

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) passará por uma mudança significativa em julho de 2026, quando passará a adotar um formato alfanumérico (números + letras).

A Receita Federal anunciou essa alteração com base na Instrução Normativa nº 2.229, com o objetivo de ampliar a capacidade de emissão de novos cadastros.

Atualmente, o CNPJ é composto por 14 dígitos numéricos, mas, no novo formato, os 12 primeiros dígitos poderão ser números ou letras maiúsculas, enquanto os dois últimos continuarão sendo numéricos, utilizados para a verificação da sequência.

Pelo menos por enquanto, nenhuma ação por parte dos empresários é necessária. O número que você já tem continua valendo.

💛 Leitor que indica a Primeira Página ganha mimos. Já pegou o seu?

Tem mais instruções no final deste e-mail.

📍 O “IBGE” do marketing digital brasileiro

Quanto se vende por WhatsApp em lançamentos no Brasil? Que tipo de mensagem funciona melhor?

Hoje, ninguém sabe com certeza (achismo não conta 🙂).

Em breve, você pode ter acesso a estas e a outras respostas baseadas em dados colhidos com os maiores players do Brasil pelo SendFlow.

O preço: nada. Zero. Nem um real.

Tudo o que você precisa fazer é participar do mapeamento. Você informa alguns dos seus números e recebe os insights do mercado inteiro. Justo, não?

Para participar do WhatsApp Insights 2025, toque no botão abaixo 👇

👁️ Meta vai voltar a usar reconhecimento facial

Uma inconveniência vai voltar, mas por um bom motivo.

A Meta anunciou que vai testar o uso de reconhecimento facial no Facebook e Instagram para combater anúncios falsos e ajudar na recuperação de contas.

A tecnologia, que havia sido descontinuada há três anos após críticas, agora será utilizada exclusivamente para fins de segurança.

Combate a anúncios falsos: O sistema usará reconhecimento facial para identificar se imagens de celebridades em propagandas enganosas são reais. Se o sistema detectar uso indevido, o anúncio será bloqueado. O teste começará com um grupo pequeno de celebridades.

Recuperação de contas: A tecnologia também será testada para ajudar usuários a recuperar o acesso às suas contas, por meio de uma "selfie em vídeo", que será comparada com a foto de perfil. A Meta promete criptografar e apagar os dados faciais após o uso.

🖥️ Os canais de mídia preferidos em 2024

O relatório "Media Reactions 2024" da Kantar revelou as preferências de consumidores e profissionais de marketing em relação aos canais de mídia. Globalmente, os consumidores preferem a publicidade no ponto de venda (PDV), considerada relevante e confiável.

Agora o que nos interessa

Já os anúncios de vídeo online e em jogos também ganharam maior aceitação, passando de 28% e 25% em 2012 para 54% de receptividade positiva em 2024.

Os profissionais de marketing continuam a focar em canais digitais, com aumento previsto de investimentos em vídeo online, streaming de TV, influenciadores e stories.

Plataformas como Netflix, Google e YouTube são vistas como as mais seguras, enquanto o X (ex-Twitter) perdeu a confiança dos profissionais.

YouTube está mostrando anúncios mesmo para assinantes do Premium

Alguns assinantes do YouTube Premium estão relatando a exibição de anúncios, apesar de a principal vantagem do serviço ser justamente a ausência de publicidade.

O problema foi levantado por um usuário no Reddit, que notou um anúncio promovendo o Google Workspace durante a reprodução de um vídeo, algo que não deveria acontecer para assinantes Premium. A plataforma já está investigando o caso e recomendou que usuários afetados entrem em contato com o suporte.

Premium menos Premium?

Embora ainda não esteja claro se o problema é causado por um bug ou se é um teste, especula-se que possa estar relacionado ao YouTube Premium Lite, uma modalidade mais barata que ainda permite a exibição de anúncios, embora em volume reduzido.

Esse plano tem sido testado em países como Austrália e Tailândia, mas não há confirmação de seu lançamento oficial.

"E eu com isso?"

É possível que novos posicionamentos ou formatos de anúncios estejam disponíveis para nós num futuro próximo.

✋ Faltou alguma coisa?

Tem algum assunto do digital que não estamos cobrindo? Algo acontecendo no mercado que ninguém está comentando?

Segunda tem mais!

A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉