Como a nova função do Google impacta o marketing digital

+ BlueSky em alta, brasileiros querendo grana e vitória da Meta nos tribunais

Esta é a Primeira Página, a newsletter especializada no mercado digital.
É informação que dá ROI.

🔍 Como a IA das buscas do Google pode impactar o marketing digital?

Com a chegada do AI Overview, uma funcionalidade do Google que utiliza inteligência artificial generativa para fornecer respostas diretas nas buscas, o marketing digital enfrenta novos desafios e oportunidades. Especialistas (ouvidos numa reportagem da InfoMoney) começam a avaliar como essa mudança pode afetar o tráfego orgânico e o mercado de SEO.

Começando pelo começo

Desde 15 de agosto, usuários brasileiros têm recebido respostas resumidas no topo de algumas pesquisas. Isso pode impactar especialmente os conteúdos de topo de funil — aqueles que respondem a perguntas gerais, como "como lavar uma panela engordurada?" — que tendem a ser mais afetados por essas respostas geradas por IA.

Quem vai sofrer mais?

As buscas de fundo de funil, mais focadas em vendas e conversões, como "onde comprar uma lavadora de louças?", podem não ser tão impactadas. Isso porque a principal fonte de receita do Google ainda são os anúncios pagos, que continuam sendo priorizados na plataforma.

Como fica o mercado de SEO?

Na leitura dos especialistas, a AI Overview pode consolidar a posição das empresas que já estão bem ranqueadas no Google. No entanto, o impacto completo dessa nova funcionalidade ainda está sendo avaliado, especialmente em termos de fluxo de acessos aos sites.

📊 O bloqueio do X mexendo com o mercado de redes sociais

Na última semana, o Bluesky, rede social criada por Jack Dorsey, ex-CEO do Twitter, recebeu 2,4 milhões de novos usuários, sendo 90% deles brasileiros. Isso tornou o Brasil o país com maior quantidade de usuários na plataforma, seguido por Japão e Estados Unidos. Ao todo, a rede social possui 8 milhões de perfis globalmente.

Relembrando:

O X (antigo Twitter) foi suspenso no Brasil por ordem do STF e deixou os usuários órfãos. Threads e Bluesky estão fazendo a festa com uma enxurrada de gente nova.

✏️ Dado para usar nas suas copies: maioria dos brasileiros está insatisfeita com salário

Um estudo da Michael Page, intitulado Talent Trends, revelou que 52% dos profissionais brasileiros estão insatisfeitos com o salário atual.

Este índice supera as médias de insatisfação na América Latina (50%) e global (42%). O levantamento, realizado com cerca de 50 mil profissionais em 37 países entre novembro e dezembro de 2023, também apontou que metade dos brasileiros considera o salário a principal razão para mudar de emprego.

Para piorar…

Uma outra pesquisa, esta da Pluxee e The Happiness Index, mostrou que os colaboradores brasileiros são 9% mais infelizes no trabalho do que a média global.

🟢 Meta não está mais proibida de usar dados do WhatsApp em outros produtos da empresa

Lembra dessa história?

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) autorizou a Meta a compartilhar dados entre suas plataformas, incluindo o WhatsApp, após recurso da empresa contra uma decisão que anteriormente havia bloqueado essa prática. A ação, considerada a maior da história do Brasil sobre privacidade, envolve um valor de causa de R$ 1,7 bilhão.

A decisão inicial, de agosto, atendia ao pedido do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e do Ministério Público de São Paulo, que suspendeu o compartilhamento de dados entre o WhatsApp e outras redes da Meta.

O argumento central era que a Meta não oferecia aos usuários a opção de decidir se queriam ou não compartilhar seus dados entre as plataformas, prática que já é permitida na União Europeia.

✋ Faltou alguma coisa?

Tem algum assunto do digital que não estamos cobrindo? Algo acontecendo no mercado que ninguém está comentando?

Segunda tem mais!

A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉 .