Digital procura vendedores

+ Boca Rosa, TikTok andando de lado e restituição tributária

Esta é a Primeira Página, a newsletter especializada no mercado digital.
É informação que dá ROI.

🗣️ O novo vocabulário do mercado

Por muito tempo, o infoprodutor acordava e dormia pensando em CPL, CPA, CPM, CTR e semelhantes.

Hoje, é palpável nas comunidades uma expansão desse vocabulário. Tá todo mundo falando em time comercial: SDR, social seller, BDR, MQL.

Nossas fontes (a Primeira Página tem olhos espalhados por aí 😏) relatam que não se passa sequer um dia sem que alguém levante o assunto em grupos de estrategistas.

Fala-se principalmente em: estruturas de times comerciais (todo mundo em busca da fórmula perfeita), modelos de comissionamento e a mudança sensível percebida nos últimos meses a respeito do papel da equipe de vendas nas campanhas.

“Uns 70% das vendas do lançamento estão vindo do comercial”, relatam alguns decisores.

👄 Eles estão no meio de nós

É comum enxergar influenciadores e infoprodutores em caixinhas diferentes (eles com as publis, nós com os lançamentos), mas essa distinção vem perdendo força.

Na última semana, Bianca Andrade (a “Boca Rosa”) lançou seu primeiro curso online e o mercado repercutiu, com análises para todo lado em grupos e canais.

A oferta

A chamada “Formação em Marketing Digital by Boca Rosa Company” está sendo vendida por R$997 e é destinada a “profissionais de marketing, empreendedores e profissionais liberais, pessoas que desejam migrar da sua profissão atual e todos aqueles que querem criar uma marca de impacto e vender pela internet”. Boca de funil (com o perdão do trocadilho).

Coisa nossa

Teve “não tô ouvindo”: como em muitos dos nossos lançamentos, Bianca sofreu com problemas técnicos na live de abertura, com gente reclamando do áudio no chat da transmissão.

Teve storytelling: a especialista fez questão de mostrar que não nasceu em berço de ouro e venceu apesar das circunstâncias difíceis. Narrativa bem familiar aqui para nós.

Relembrando

Bianca não foi a primeira influenciadora a experimentar do lado de cá. Outro caso de destaque foi o de Virgínia Fonseca, que lançou um curso para influenciadores no ano passado.

Ainda sobre mundos se cruzando

No fim do ano passado, o MEC autorizou pela primeira vez um curso para influenciadores a emitir certificados válidos no país.

Também no ano passado, a FAAP, instituição tradicional de ensino formal, anunciou uma graduação (faculdade mesmo) para formar produtores de conteúdo.

💳 Hotmart registra 10 bilhões em vendas intermediadas

A Hotmart, empresa líder em intermediação de vendas para infoprodutores no Brasil, anunciou na última quinta-feira que bateu a marca de 10 bilhões de dólares em vendas intermediadas na plataforma desde 2011.

Termômetro: por se tratar do gateway de escolha de boa parte do mercado, a cifra serve como um indicador de como estão as coisas por aqui.

📲 Mande uma mensagem para o seu advogado hoje

Ouvimos de advogados que os tribunais superiores podem colocar em pauta nos próximos dias o julgamento da exclusão do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS.

Como é, amigo?

Em bom português: se você emitiu nota fiscal de serviço nos últimos 5 anos e está no regime tributário de Lucro Presumido, vale consultar (rápido!) seu advogado ou contador sobre uma possível restituição.

Por que a pressa? Acredita-se que apenas quem entrar com o pedido antes do julgamento terá a solicitação considerada.

📑 Confirmado por pesquisa: antecipação importa

Não que precisássemos de algum convencimento, mas cientistas da Universidade de Binghamton (em Nova York) concluíram a partir de uma análise de 149 lançamentos de produtos (de marcas tradicionais, não de infoprodutos) que a antecipação tem um papel importante no resultado financeiro.

Se o que te faltava era evidência científica, agora não falta mais.

📡 Estamos acompanhando

Pela primeira vez desde o lançamento, crescimento do TikTok fica estagnado nos EUA

Fim da festa? Citando fontes próximas do assunto, o Wall Street Journal afirma que o crescimento do TikTok no mercado americano já não é mais o que sempre foi.

Abalado pela ameaça de banimento no país e envolvido num impasse com a Universal Music Group, o app tem enfrentado dificuldades para sustentar o crescimento descomunal observado nos últimos anos.

Contexto: na semana passada, deputados americanos aprovaram uma resolução que pode forçar o app a sair do país.

Contexto (2): no mês passado, a gigante Universal Music Group (gravadora que representa, por exemplo, Taylor Swift e Lana Del Rey) solicitou a retirada de todas as suas músicas do TikTok. Vários vídeos ficaram sem som.

Mesmo com todas as preocupações…

🕵️‍♂️ Spoiler da próxima edição

Estamos preparando um levantamento exclusivo sobre o uso de TikTok no nosso mercado para entender o que os grandes players andam fazendo por lá.

🔥 Na Primeira Página de quinta-feira.

Quinta tem mais!

A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉 .