Estudo revela raio-x do marketing em 2024

+ custos com IA, TikTok processado, fusão no mercado de ads

Esta é a Primeira Página, a newsletter especializada no mercado digital.
É informação que dá ROI.

🩻 Estudo revela o “raio-x” do marketing em 2024

Saiu o “The State of Marketing 2024”, relatório produzido pela HubSpot em parceria com a Rock Content, Litmus e Search Engine Journal. É um estudo amplo sobre o mercado de marketing e traz conclusões importantes para nossa área.

Separamos os dados mais relevantes para você:

  • 64% dos profissionais de marketing estão buscando engajar millennials e geração Z, enquanto apenas 27% estão direcionando campanhas para os mais velhos (os baby boomers).

  • Facebook, Instagram e YouTube são as redes sociais com maior ROI (retorno sobre investimento).

  • Vídeos curtos são a melhor forma de trabalhar branding atualmente. Segundo a pesquisa, são os que apresentam melhor ROI dentro desse objetivo.

  • 30% dos entrevistados ainda não utilizavam vídeos em suas estratégias, mas passaram a adotar neste ano.

  • 64% dizem estar utilizando IA em tarefas do cotidiano.

  • E-mail marketing em destaque: apesar de não ser tão sexy, foi apontado como um dos melhores canais pelos times de marketing.

  • Mais de 30% dos profissionais entrevistados apontaram a busca por novas ideias de conteúdo que tragam engajamento como a maior dificuldade do trabalho.

👀 Isso aqui pode te surpreender…

Fala a verdade: você não dava muita coisa pelo Threads, não é?

A impressão geral é de que ninguém usa, mas os números contam outra história. Na última semana, o CEO do Instagram anunciou que, depois de um ano de lançamento, o app tem 200 milhões de usuários ativos mensalmente.

Porém…

Olhando bem, esse número pode ser enganoso.

Explicando: a Meta considera “usuário ativo mensalmente” qualquer pessoa que faça login pelo menos uma vez ao longo de um mês.

Uma vez que a empresa não divulga o volume de uso diário, é de se pensar que o número de pessoas que de fato usam a rede com frequência seja bem menor.

Comparando:

O X (antigo Twitter) tem 600 milhões de usuários ativos mensalmente e, ao contrário do Threads, divulga seu número de acessos diários — que está em 300 milhões.

🤑 Mais usuários, mais dinheiro no bolso

No segundo trimestre de 2024, a Meta registrou mais de 39 bilhões de dólares em faturamento com anúncios. Isso é mais do que as estimativas — já altas — de analistas (que estavam em 38 bi).

Subiu por quê?

A empresa atribui o resultado ao uso de inteligência artificial para aprimorar o match entre anúncios e usuários interessados. Segundo representantes, houve um ganho de eficiência significativo nesse aspecto.

💸 Entra dinheiro, sai dinheiro

Se por um lado tem muita receita, do outro tem muita despesa nas big techs.

Em tempos de corrida do ouro da IA, todo mundo quer sair na liderança e toneladas de dinheiro têm sido despejadas em novas tecnologias.

Só tem um porém: os investidores querem ver esse dinheiro se traduzindo em vendas - e gigantes como Amazon, Microsoft e Google não têm conseguido fazer isso.

O trio publicou seus balanços nos últimos dias e a reação foi de decepção. O mercado está ficando impaciente e tem se perguntado se todo o barulho em torno das IAs é justificado.

🗞️ TikTok com problemas nos EUA (de novo)

Três meses depois de ter sido pressionado pelo governo americano a sair do país, o TikTok agora tem um novo problema: está sendo acusado de coletar dados de crianças, violando uma lei de privacidade infantil.

Segundo a acusação do Departamento de Justiça, o app estaria permitindo que crianças menores de 13 anos criassem contas sem o consentimento dos pais.

Mais: a rede chinesa estaria dificultando que os pais solicitassem a exclusão das contas de seus filhos.

A plataforma afirmou que discorda das acusações.

💻 “Pessoas da sua cidade estão derretendo gordura com esse método”

Movimentação no mercado de ads: a Outbrain — aquela plataforma que publica “anúncios nativos” para controle de glicose, emagrecimento, calvície e prêmios de loteria — comprou a concorrente Teads e se consolidou como líder na área.

Se você ainda não pegou a referência, “anúncios nativos” são aqueles que se passam por notícias reais e geralmente aparecem no finalzinho das páginas de portais.

Não é a primeira tentativa da Outbrain de dominar o mercado. Cinco anos atrás, ela já havia tentado comprar a rival Taboola.

✋ Faltou alguma coisa?

Tem algum assunto do digital que não estamos cobrindo? Algo acontecendo no mercado que ninguém está comentando?

Quinta tem mais!

A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉 .