- Primeira Página, por SendFlow
- Posts
- 💸 Anunciar online pode ficar mais caro
💸 Anunciar online pode ficar mais caro
+ YT escondendo botão de pular anúncios, Shorts mais longos, brasileiros gastando

🧮 Big Techs que atuam no Brasil deverão pagar mais impostos (e o custo pode chegar para você)
O governo brasileiro estabeleceu um imposto mínimo de 15% sobre o lucro de multinacionais que operam no país (Big Techs incluídas), com faturamento superior a €750 milhões, a partir de janeiro de 2025.
A medida, publicada recentemente, alinha-se a um acordo internacional liderado pela OCDE e visa evitar uma "guerra fiscal" global. Atualmente, embora a alíquota de tributação no Brasil seja de 34%, a carga real pode cair abaixo de 15% devido a regras e incentivos fiscais.
E eu com isso?
Mais impostos para as empresas de quem você consome = mais custos repassados para você. É razoável imaginar que o custo dos anúncios ou de ferramentas, por exemplo, pode subir.
Quem indica a Primeira Página ganha prêmios! Tem mais instruções no final deste e-mail.
🔔 WhatsApp está trabalhando em opção para restringir notificações de grupos

Atenção, você que roda lançamentos no WhatsApp:
O app está desenvolvendo um novo recurso que permitirá que os usuários recebam notificações de grupos apenas quando forem mencionados ou quando uma de suas mensagens for respondida.
A configuração, chamada “Atividade”, oferecerá duas opções: “Todas” (o padrão atual, que notifica a cada nova mensagem) e “Relevantes para mim” (que restringe as notificações a menções, respostas e possivelmente outras mensagens de interesse).

A função está em testes na versão beta do aplicativo para Android (2.24.21.22) e ainda não foi lançada oficialmente.
⏯️ YouTube estuda esconder botão de pular anúncios

O YouTube está testando novas formas de fazer com que os usuários assistam a anúncios, incluindo deixar o botão de pular mais difícil de achar.
Segundo relatos no Reddit, isso está acontecendo em um número pequeno de contas, indicando que pode ser um experimento da plataforma.
Essa iniciativa se soma a outras recentes, como anúncios longos, impossíveis de serem pulados, e propagandas ao pausar vídeos.
Além disso, a empresa estuda maneiras de inserir anúncios diretamente no servidor para contornar os bloqueadores (aqueles que muita gente usa no navegador).
O YouTube parece mesmo decidido a deixar a experiência sem anúncios restrita aos assinantes do Premium.
📺 Shorts vão ficar menos Shorts

YouTube está atualizando os Shorts (também conhecidos como “o TikTok do YouTube”) para permitir vídeos mais longos.
A partir de 15 de outubro, os criadores poderão fazer uploads de vídeos de até três minutos, atendendo a uma solicitação popular dos usuários. Atualmente, o TikTok permite vídeos de até 10 minutos.
De olho nas trends, o YouTube também adicionou um recurso de templates, permitindo que os criadores reutilizem o formato de outros Shorts e adicionem músicas do momento, semelhante a funcionalidades já presentes no TikTok e no Reels.
🇧🇷 Brasileiros estão entre os povos que mais gastam no mundo

Você já ouviu alguém dizendo algo nessas linhas por aí: não somos um povo rico, mas somos um povo que adora consumir.
Segundo análise da EBANX, O Brasil é um dos três países emergentes entre os dez maiores mercados em gastos do consumidor, com previsão de atingir US$ 1,3 trilhão em 2024 e crescer 62% até 2034.
Bom para quem tem alguma coisa para vender.
Outro dado sobre nós
No Brasil, o Pix deverá superar o cartão de crédito como principal método de pagamento digital até o próximo ano.
🔰 Google vai ter “selo de verificado”

O Google está testando um selo de verificação para sites em seus resultados de busca, semelhante aos que já existem no Instagram e no X/Twitter.
A ideia é ajudar os usuários a identificar páginas oficiais, evitando o acesso a sites falsos. Por exemplo, ao buscar "Apple", o site oficial da empresa exibiria um selo azul ao lado de seu nome.
Um ponto de preocupação é a falta de clareza sobre os critérios para conceder os selos, o que pode prejudicar sites menores.
Atualmente, apenas alguns usuários estão visualizando esse selo, e o Google ainda não confirmou se ele será implementado oficialmente.
✋ Faltou alguma coisa?
Tem algum assunto do digital que não estamos cobrindo? Algo acontecendo no mercado que ninguém está comentando?
Quinta tem mais!
A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉