Instagram testa mostrar anúncios impossíveis de pular

+ ninguém tem privacidade, menos IA na busca do Google, queda no GPT

Esta é a Primeira Página, a newsletter especializada no mercado digital.
É informação que dá ROI.

⏯️ Tipo YouTube: Instagram cogita anúncios impossíveis de pular

[🥂 gestores de tráfego abrindo um champagne agora] O Instagram está testando um novo formato de anúncio: ads impossíveis de pular.

Se tudo for seguir conforme nos testes descobertos, o que vai acontecer é o seguinte: uma foto vai aparecer e o app ficará travado com um contador regressivo. Só vai ser possível continuar consumindo conteúdo depois que esse contador zerar.

👉 Vale lembrar: é comum que os apps testem funcionalidades - e nem sempre elas de fato chegam a entrar em vigor.

A Meta ainda não fez nenhum pronunciamento oficial a respeito do tema.

🕵️ Sem privacidade: Meta está usando seus posts para treinar IA

Se você é do tipo que se importa com o uso dos seus dados pelas Big Techs, isso aqui te importa: o 9to5Mac percebeu que a Meta está enviando e-mails para usuários de Facebook e Instagram avisando que dados como posts, comentários e outros conteúdos passarão a ser usados para treinamento de IA.

Aqui no Brasil (e na maior parte do mundo), é isso e pronto. Hoje, apenas a União Europeia exige que as empresas de tecnologia avisem e deem a seus usuários a opção de negar a prática.

“Achei tendência 💅”

Nesta semana, o Google perdeu seu diretor de privacidade (sim, esse era o nome do cargo). O executivo decidiu sair e a companhia afirmou que não pretende colocar ninguém no lugar dele.

🤔 Passo atrás: Google vai mostrar menos resultados com IA na busca

👍 Todo mundo se animou: você viu nas edições anteriores que, nos EUA, o Google implementou a busca com IA (AI Overview é o nome oficial). Em vez de uma página comum de links que exigia aquele clássico clica e fuça, alguns resultados passaram a aparecer como um resumo.

👎 Todo mundo se desanimou: resultados peculiares começaram a aparecer (colocar cola branca para colar o queijo na pizza e ingerir pedras, por exemplo).

Depois de uma onda de críticas, o Google decidiu por reduzir a frequência com que resultados gerados por inteligência artificial aparecem na busca.

Esse é mais um capítulo na história de incertezas ao redor do futuro da busca do Google. Todo mundo que trabalha com internet está de olho para saber se o mecanismo ainda será o “guardião da internet” nos próximos anos.

No nosso mercado, em particular, a grande dúvida é: como ficarão os anúncios?

Cabe lembrar: google.com é o site mais acessado do mundo. A empresa moldou a internet como a conhecemos hoje (movida a cliques, basicamente).

🔌 ChatGPT, cadê você?

Notícia rápida: na última terça, o ChatGPT sofreu uma queda geral e deixou usuários sem acesso por todo o mundo durante algumas horas.

A OpenAI não especificou a causa, mas já corrigiu o problema.

✋ Faltou alguma coisa?

Tem algum assunto do digital que não estamos cobrindo? Algo acontecendo no mercado que ninguém está comentando?

Segunda tem mais!

A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉 .