🗞️ Meta anuncia fim da checagem de fatos

+ mudança no algoritmo, mudança nos destaques do Instagram, enquetes com fotos no WhatsApp

Esta é a Primeira Página, a newsletter especializada no mercado digital produzida pelo SendFlow.
É informação que dá ROI.

❌ Meta troca checagem de fatos por “Notas da Comunidade”

Foi a grande notícia da semana: a Meta anunciou nesta terça-feira (9) o fim de seu programa de checagem de fatos. Em seu lugar, a empresa implementará um sistema de “Notas da Comunidade”, inspirado no modelo utilizado pela plataforma X (antigo Twitter).

O objetivo é permitir que os próprios usuários adicionem contexto a publicações controversas ou potencialmente enganosas, transferindo a responsabilidade da moderação para a própria comunidade.

Sistema era enviesado, disse a Meta

A Meta justificou que os esforços de moderação anteriores geraram frustração entre usuários, além de atrapalhar a liberdade de expressão, princípio que a empresa diz buscar preservar.

“Os especialistas, como todos, têm suas próprias inclinações. O programa de checagem acabou frustrando usuários e afastando-nos do objetivo de permitir liberdade de expressão”, explicou a empresa.

Pegou mal dentro de casa

Colaboradores da Meta expressaram insatisfação em um fórum interno da empresa após o anúncio do fim do programa de checagem de fatos nos Estados Unidos.

Eles argumentaram que o fim da parceria com organizações independentes pode prejudicar a credibilidade da Meta e ser interpretado como um relaxamento no combate à disseminação de fake news.

Ressoou aqui no Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou que enviará um ofício à Meta para entender as implicações das mudanças.

O órgão quer avaliar se as elas estão alinhadas à legislação brasileira, especialmente considerando seu impacto no combate à desinformação no país.

Como nosso mercado reagiu

O clima geral foi de aprovação. Ao longo de todo o dia (e o dia seguinte), muita gente do nosso mercado se manifestou comemorando o “fim da censura” nas redes da Meta.

📰 Mudança no algoritmo: Instagram e Threads voltarão a recomendar conteúdo de política

Adam Mosseri, chefe do Instagram, anunciou uma mudança significativa na política de recomendações de conteúdo das plataformas Instagram e Threads. Após quase um ano bloqueando automaticamente sugestões de conteúdos políticos de contas não seguidas, as plataformas agora passarão a incluir novamente política nas recomendações.

A mudança contrasta com declarações de Mosseri em 2023, quando o executivo priorizou tornar as plataformas "lugares menos hostis para conversas", com a exclusão de política e “notícias sérias” (do inglês hard news) das recomendações automáticas. Sob a nova abordagem de moderação da Meta, esse objetivo foi abandonado.

⭕ Fim das bolinhas: destaques do Instagram vão mudar de formato

Estava em testes e agora é oficial: os destaques do Instagram vão sair dos círculos que ficam abaixo da bio e passar a ter uma aba própria — assim como os Reels e as marcações têm.

Ruim para quem gostava de deixar tudo arrumadinho ou usava como mais um ponto de divulgação de data de lançamento, por exemplo.

Algumas pessoas já receberam a atualização — que deve chegar para todos em breve.

🖼️ WhatsApp testa enquetes com imagens

O WhatsApp está testando uma nova funcionalidade em sua versão beta para Android (2.25.1.17), que permite adicionar imagens como opções de resposta em enquetes.

Segundo o WABetaInfo, cada opção da enquete pode ser acompanhada por uma imagem, mas, ao adicionar uma foto em uma opção, será obrigatório anexar imagens em todas as outras para garantir uniformidade.

Por enquanto, o recurso está restrito ao público beta e à funcionalidade de canais, mas há expectativas de que seja liberado em breve para grupos tradicionais.

🚫 Menos banimentos, menos golpes

Tá sabendo?

O SendFlow preparou dois manuais indispensáveis para quem usa WhatsApp nas campanhas: um anti-banimento; outro anti-golpistas.

Se você usa o imbatível "zap zap” para vender, com certeza vai precisar deles.

A boa notícia: eles podem ser seus de graça! Basta indicar a Primeira Página para os amigos. Se eles se tornarem leitores, você junta pontos e logo, logo, troca pelos prêmios ;)

Use a caixinha aqui embaixo:

Segunda tem mais!

A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉