Nova rede social vai para o topo da App Store

+ fim do Koo, atualização útil no YouTube, 1 ano de threads

Esta é a Primeira Página, a newsletter especializada no mercado digital.
É informação que dá ROI.

✨ A nova rede social da moda

Há alguns meses, nada menos que 500 mil pessoas se inscreveram para a lista de espera de um app que é a cara do antiquíssimo MySpace: é o Noplace.

O novo queridinho da geração Z está entre os mais comentados do momento e, nos EUA, está ganhando destaque no ranking da App Store.

O que ele tem?

  • Página de perfil com jeitão de MySpace (ou Orkut): o que estou ouvindo, o que estou assistindo, o que gosto de comer, status de relacionamento.

  • Segmentação por interesses (mas sem algoritmo): a ideia é que você se conecte a pessoas com gostos parecidos (esses do item anterior, chamados de “estrelas”).

  • Mais conexões do que entretenimento: segunda fundadora do Noplace, as redes sociais perderam a função de aproximar amigos e viraram hubs de entretenimento. O novo app vai na contramão disso.

Resta saber se vai entrar para a lista de modinhas passageiras, como ClubHouse e BeReal, ou se estamos presenciando o nascimento de um novo gigante.

🐣 Falando em modinhas passageiras: o Koo já era

Lembra dele? O simpático aplicativo indiano que ficou famoso em 2022 (especialmente entre a quinta série) encerrou suas operações na semana passada.

O Koo era uma espécie de clone do X (antigo Twitter), com um feed de texto mesclando notícias e conteúdo.

Depois de várias rodadas de conversas com potenciais compradores, os fundadores jogaram a toalha depois de enfrentar sérias dificuldades para atrair novos usuários depois do boom inicial.

▶️ Obrigado, YouTube

Quem tem canal no YouTube já sofreu com isso: você sobe um vídeo, a plataforma sinaliza que uma música infringiu direitos autorais e você tem que editar toooodo o vídeo de novo para remover a bendita música.

Você vai gostar de saber: o YT anunciou uma ferramenta de inteligência artificial que remove a música automaticamente ali mesmo, sem que você precise apagar tudo.

Segundo o CEO da plataforma, a ferramenta “Apagar Música” será capaz de remover a canção sem afetar outros elementos do vídeo - a narração, por exemplo. A promessa é que o resto do áudio fique intacto.

Porém…

  • A ferramenta ainda vai levar algum tempo para chegar a todos os criadores.

  • Segundo a página explicativa do YouTube, “esta edição pode não funcionar se a música for difícil de remover”.

👍 Pequena atualização vai facilitar a vida de quem tem canal no WhatsApp

apareceu na versão beta e, em breve, deve chegar ao app oficial: o WhatsApp vai permitir que administradores de canais encaminhem conteúdos lá dentro.

Como era: para enviar um conteúdo para um canal, era preciso baixar o conteúdo para a galeria e só então publicar a atualização a partir do canal.

Como fica: imagens, áudios, GIFs e vídeos de outras conversas podem ser facilmente encaminhados para os canais (desde que você seja o administrador).

❌ Ainda sobre WhatsApp: vem aí nova investida contra spammers

Em fase de desenvolvimento, um novo recurso vai ser lançado com a intenção de identificar e limitar perfis que fazem envios automáticos em massa.

De acordo com informações do WABetaInfo, usuários que forem identificados como spammers (de acordo com “padrões suspeitos”) terão capacidade reduzida de iniciar novas conversas.

Vai pegar no nosso mercado?

Apesar dos poucos detalhes, é de se esperar que haja reflexos nos disparos feitos em campanhas de lançamento.

📲 Contrariando a percepção geral…

O Threads, rede social da Meta semelhante ao X, completou um ano de vida na semana passada e celebrou 175 milhões de contas ativas.

Em dezembro do ano passado, dados de uma plataforma independente mostraram que o número de usuários diários já era maior que o do rival (nos EUA).

Reconhecemos que quando o aplicativo foi lançado houve um crescimento rápido e depois uma queda. Porém, era um app cru, não tinham muitas ferramentas para ajudar os usuários, por exemplo. Agora, estamos trabalhando para melhorar a experiência.

Felipe Kozlowski, líder de parcerias com criadores da Meta no Brasil

❓ Você usa o Threads com regularidade?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

✋ Faltou alguma coisa?

Tem algum assunto do digital que não estamos cobrindo? Algo acontecendo no mercado que ninguém está comentando?

Quinta tem mais!

A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉 .