🏎️ Novo ChatGPT deve ser 100x mais potente

+ o que os consumidores querem na Black Friday, IA é puro hype?

Esta é a Primeira Página, a newsletter especializada no mercado digital.
É informação que dá ROI.

⚫ O que os consumidores esperam da Black Friday?

Tá faltando oferta boa.

Uma pesquisa do Google aponta que, na Black Friday do ano passado, as expectativas de compra dos consumidores foram superiores ao que realmente compraram, devido à falta de ofertas atraentes.

Em julho, 60% dos consumidores planejaram comprar algo, mas apenas 54% fizeram compras, e 40% desses compraram menos do que desejavam.

Menos oferta na praça

A pesquisa revelou uma queda de 17% nas ofertas disponíveis em comparação com o ano anterior, resultando em menor interesse.

Segundo Gleidys Salvanha, diretora do Google Brasil, houve um descompasso entre a expectativa de consumo e as ofertas oferecidas, reduzindo o impacto das vendas.

Outro dado destaca que, embora as buscas por produtos na Black Friday tenham crescido 7 pontos percentuais, os cliques nas ofertas caíram 2 pontos percentuais.

Black Friday está repetitiva

Além disso, 65% dos consumidores sentem que as ofertas da Black Friday têm se repetido e esperam mais novidades em 2024, cuja data será em 29 de novembro.

💛 Leitor que indica a Primeira Página ganha mimos. Já pegou o seu?

Tem mais instruções no final deste e-mail.

🤖 Google e OpenAI lançarão novas versões de suas IAs ainda neste ano

GPT novo: 100x mais potente

A OpenAI pretende lançar seu próximo grande modelo de IA, chamado Orion, até dezembro, segundo informações do The Verge.

Diferentemente dos últimos lançamentos, Orion inicialmente estará disponível apenas para empresas parceiras, que poderão usar o modelo para criar produtos e funcionalidades próprias.

Internamente, Orion é visto como um sucessor potencial do GPT-4 e especula-se que pode ter até 100 vezes a capacidade desse modelo, marcando um avanço significativo em direção à inteligência artificial geral (AGI).

Gemini novo também

Informações também dão conta de que uma atualização do Gemini (do Google) também está no forno e deve sair ainda em 2024.

📱 Enquanto isso na Meta IA…

A Meta AI tem se tornado viral pelos motivos errados ao apresentar erros frequentes em suas respostas, como confusões em cálculos matemáticos e interpretações literais inesperadas.

Exemplos dos problemas incluem a afirmação incorreta de que 9,11 é maior que 9,8 e uma interpretação literal de um pedido para criar a imagem do Homem-Aranha "plantando bananeira" — na qual o super-herói aparece plantando uma bananeira (a planta) de fato.

📣 IA é 90% marketing e 10% realidade, diz criador do Linux

Linus Torvalds, lenda da computação e criador do Linux, declarou que 90% do que se vê em inteligência artificial (IA) atualmente é puro marketing.

Em entrevista ao canal TFiR do YouTube (noticiada pelo Tecnoblog), Torvalds afirmou que, embora considere a IA transformadora e com potencial para mudar o mundo, ele está incomodado com o excesso de hype da indústria em torno do tema.

Sua abordagem pessoal, no momento, é ignorar o assunto até que a IA tenha aplicações mais práticas e menos focadas em demonstrações chamativas.

“Em cinco anos, as coisas vão mudar”, disse Torvalds, que acredita que, nesse tempo, a IA será usada de forma mais concreta e cotidiana, em vez de ficar restrita a ferramentas como o ChatGPT e aplicações em design gráfico.

Para ele, o atual ciclo de hype na tecnologia é exaustivo e desvia o foco do verdadeiro potencial da IA.

✋ Faltou alguma coisa?

Tem algum assunto do digital que não estamos cobrindo? Algo acontecendo no mercado que ninguém está comentando?

Quinta tem mais!

A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉