❓ Quanto o empresário brasileiro gasta em tráfego pago?

+ a força (ou dependência) do orgânico, números do WhatsApp na geração de leads, uso de CRMs e automações no Brasil

Esta é a Primeira Página, a newsletter especializada no mercado digital produzida pelo SendFlow.
É informação que dá ROI.

📣 Maioria das empresas brasileiras investe menos de R$1.000 por mês em mídia paga, mostra estudo

Há alguns anos, a empresa Leadster se junta a outras do setor e publica anualmente o chamado “Panorama de Geração de Leads no Brasil”. Em 2024, o estudo — feito em conjunto com HubSpot, RockContent e V4 Company — revelou que a maioria absoluta das empresas do país investem menos de R$1.000 em tráfego por mês.

Se não estão fazendo anúncios, estão fazendo o quê?

O estudo mostrou que o jeito tem sido brigar por atenção no orgânico ou… usar alternativas de baixo custo como ferramentas de automação e CRMs — que têm ganhado espaço.

📞 Falando em orgânico…

Nem só de tráfego pago vive o homem.

Em 2024, os canais orgânicos lideraram a geração de tráfego para captação de leads, representando 42,7% do total. Estratégias de SEO, marketing de conteúdo e acesso direto a sites foram os principais motores desse desempenho.

📲 E o app queridinho do Brasil? Sempre nas cabeças

O WhatsApp se consolidou como o principal canal de geração de leads para mais de 80% das empresas brasileiras em 2024. Sua popularidade deve-se à facilidade de interação direta e personalizada, além de uma forte presença no cotidiano dos consumidores.

Para entender melhor especificamente de WhatsApp, vale lembrar que o SendFlow produziu um relatório pioneiro sobre o uso do app no mercado digital brasileiro.

Para ter acesso ao “WhatsApp Insights”, toque no botão abaixo:

🤖 CRMs e automação são usados por 42,7% das empresas brasileiras

Ainda do relatório: cerca de 42,7% das empresas brasileiras implementaram CRMs e automação de marketing em suas operações em 2024. Essas ferramentas têm sido essenciais para gerenciar leads de forma mais eficiente e maximizar os resultados de conversão.

Organização é dinheiro, já dizia o sábio

Referenciando novamente o nosso “WhatsApp Insights”: quem usa sistemas de CRM mostrou faturamento médio 132,44% maior, e taxas de conversão 40,28% superiores em comparação com quem não usa.

💻 Mobile first, mas…

Segundo o Panorama, embora dispositivos móveis representem 66,82% dos acessos a páginas de captação de leads, as taxas de conversão em desktops foram superiores: 3,70% contra 3,33%.

Otimize suas páginas para dispositivos móveis, claro, mas não se esqueça da galera do computador.

Quinta tem mais!

A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉