Spotify entra no mercado de infoprodutos

+ IA na Meta e conteúdo político restrito

Esta é a Primeira Página, a newsletter especializada no mercado digital.
É informação que dá ROI.

💻 Spotify experimenta o mercado de cursos online

Querendo um pedaço do mercado de educação, o Spotify anunciou uma nova categoria em sua plataforma de streaming: cursos online.

Num primeiro momento, a função de videoaulas foi liberada apenas no Reino Unido e apenas para alguns produtores (BBC e Skillshare, por exemplo), mas há planos globais.

Como funciona?

No teste, duas aulas são liberadas gratuitamente e o usuário pode adquirir conteúdo adicional em uma página à parte. Os preços vão de £20 a £80 (aproximadamente R$120 a R$500, na conversão direta).

Não foi informada a taxa cobrada dos produtores.

🤜🤛 Menos conteúdo político no Instagram

Os aplicativos da Meta - Facebook, Instagram e Threads - vão passar a limitar o conteúdo político que aparece para você.

Mencionando preocupação com disseminação de informações falsas em ano eleitoral (tanto aqui como nos EUA), a empresa anunciou uma função que restringe conteúdos que mencionem políticos diretamente ou temas sociais sensíveis.

Em teoria, o recurso precisa ser ativado manualmente nas configurações dos apps, mas há relatos de usuários afirmando que a mudança está acontecendo automaticamente.

👎 O lado ruim para o nosso mercado:

“Temas sociais sensíveis” é um termo bastante inespecífico. Conhecendo a Meta, é de se esperar que posts sem cunho político acabem caindo no filtro e tenham alcance limitado.

📡 Estamos acompanhando

🦾 Em breve: IA no Advantage+ da Meta

A Meta anunciou recentemente uma série novidades na suíte Advantage+: otimização automática de anúncios em vídeo, ferramentas para produzir variações de criativos mais rapidamente e, para quem é do e-commerce, recomendações automáticas de produtos do catálogo de acordo com o perfil do usuário.

Mais: anúncios de lembrete nos Reels e uma melhor integração de cupons de desconto.

Quando?

A empresa foi vaga no comunicado, informando apenas que as novidades serão liberadas ainda em 2024.

⚔️ Remarketing de guerra (literalmente)

Você aí usando a inteligência das plataformas de ads para vender umas mentorias e o governo americano usando para espionagem.

A Wired publicou uma longa e detalhada descrição dos métodos usados pelas autoridades dos EUA para explorar dados de Google e Meta Ads (geolocalização, hábitos, apps instalados) como ferramenta de guerra.

Para quem está com o inglês afiado, vale a leitura.

🟣🔵 Chá revelação

Perguntamos na última edição o que soa mais natural para você: A Primeira Página ou O Primeira Página?

A enquete rodou e temos um veredito:

Os pais se abraçam, os convidados filmam e sobe a fumacinha rosa: mais de 77% de vocês decidiram que somos A Primeira Página.

Quinta tem mais!

A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉 .