Tem IA feita no Brasil?

+ Instagram com música na bio, anúncios no Threads, feed zero

Esta é a Primeira Página, a newsletter especializada no mercado digital.
É informação que dá ROI.

🇧🇷 IAs Made in Brazil

Num mundo banhado por ChatGPTs e Llamas, tem IAs brasileiras começando a aparecer. O BrazilJournal apresentou algumas delas em uma reportagem:

Amazônia IA

A Wide Labs, empresa de tecnologia de Porto Alegre, apresentou o Amazônia IA, um dos primeiros modelos de linguagem nativos em português brasileiro.

O modelo, criado com apoio da Nvidia e Oracle, promete preços competitivos em reais, visando atrair o mercado brasileiro com um “viés local”.

Treinado com bases nacionais nacionais, o Amazônia IA também estará alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e oferecerá tanto serviços gratuitos quanto premium.

Maritaca AI

A Maritaca AI lançou o MariTalk, uma IA também focada no Brasil, desenvolvida por pesquisadores da Unicamp. Apesar de ser baseada em modelos open source, a Maritaca busca maior precisão em respostas locais.

Por que não temos mais IAs brazucas?

A resposta simples: a falta de capacidade de computação e profissionais qualificados. O Governo quer entrar na jogada: promete a construção de um supercomputador que ajudará a impulsionar a pesquisa no país.

🎵 Instagram vai ter música na bio do perfil

O Instagram está lançando um recurso que permite aos usuários adicionar uma música ao perfil, algo que lembra o antigo Myspace dos anos 2000 (ou o saudoso MSN).

A faixa escolhida aparecerá na área da bio e ficará destacada até o usuário decidir removê-la ou trocá-la. Diferente do Myspace, a música não tocará automaticamente — quem visitar o perfil poderá dar play ou pausar a faixa.

📣 Em breve: anúncios no Threads

Logo mais esse posicionamento deve aparecer no seu gerenciador de anúncios: embora a Meta ainda não esteja testando anúncios no Threads, a empresa já está preparando o terreno.

Um rótulo de “Patrocinado” foi identificado pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi, sugerindo a aparência dos anúncios no app (imagem acima).

Adam Mosseri, chefe do Threads, confirmou em abril que os anúncios estão a caminho, mas é possível que só comecem a aparecer no ano que vem.

📈 Investimentos em publicidade devem crescer 10,5% neste ano

Mais dinheiro na praça: segundo estimativa da Warc, os investimentos globais em publicidade devem crescer 10,5% em 2024, atingindo US$ 1,07 trilhão.

Esse desempenho só fica atrás do crescimento pós-pandemia de 2021. Nos próximos anos, a expectativa é de continuidade no aumento, com 7,2% em 2025 e 7% em 2026.

Para onde vai o dinheiro?

O estudo destaca que retail media - anúncios em lojas como a Amazon (+21,3%), mídia social (+14,2%) e buscas (+12,1%) liderarão o crescimento. Juntas, essas categorias representarão 85% dos investimentos online.

Na América Latina, o crescimento previsto é de 6,2%, com destaque para o Brasil, que deve atingir R$85,7 bilhões.

😶‍🌫️ Tendência: “feed zero”

Uma análise interna da Meta observou um fenômeno crescente na geração Z: o “feed zero”.

Para esse público, está ficando comum ter perfis sem publicação alguma.

Mais: muitos jovens têm preferido cobrir o rosto ao postar fotos.

“Eles têm quase uma aversão à permanência. A Geração Z está crescendo em uma era que é muito pública, e eles não querem que tudo seja público o tempo todo. Preferem passar mais tempo nas DMs do que nos Stories, e mais tempo nos Stories do que no feed”

Análise da Meta

✋ Faltou alguma coisa?

Tem algum assunto do digital que não estamos cobrindo? Algo acontecendo no mercado que ninguém está comentando?

Quinta tem mais!

A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉 .