☎ WhatsApp pode se tornar app padrão no iPhone

+ ninguém ganha dinheiro como creator no Brasil, Facebook volta aos velhos tempos, Reels acelerados, ChatGPT sobrecarregado

Esta é a Primeira Página, a newsletter especializada no mercado digital produzida pelo SendFlow.
É informação que dá ROI.

📉 Quase ninguém ganha dinheiro como creator no Brasil

A tia que te manda fazer concurso público vai amar isso aqui:

A chamada creator economy promete liberdade e autonomia, mas os números mostram outra realidade: menos de 4% dos criadores brasileiros vivem exclusivamente de produzir conteúdo. Ao todo, são cerca de 10 milhões de pessoas no país que, em algum nível, publicam conteúdo original nas redes sociais.

Segundo o relatório “The Creator Revolution”, a maioria dos criadores trabalha de graça ou por valores baixos, disputando atenção em um sistema controlado por algoritmos e plataformas. Mesmo entre os que conseguem monetizar, só 0,54% ganham mais de R$ 100 mil por mês.

Até a parte boa tá ruim

63% dos criadores em tempo integral relatam burnout. A pressão para manter engajamento constante cria um ciclo de produção contínua, onde a liberdade criativa só existe se estiver dentro das regras invisíveis do feed.

A creator economy, que movimenta bilhões no mundo, gera riqueza — mas essa riqueza fica, em grande parte, com as plataformas. Para os criadores, sobram os desafios de serem marca, mídia e negócio ao mesmo tempo — muitas vezes sem suporte, estabilidade ou retorno proporcional.

Dureza.

📱 WhatsApp poderá ser usado como app padrão de ligações no iPhone

O WhatsApp começou a testar uma função que permite ser configurado como aplicativo padrão para chamadas e mensagens no iPhone — algo inédito no iOS.

A novidade foi identificada na versão beta 25.8.10.74 e está disponível para alguns usuários via TestFlight. Com isso, o mensageiro da Meta passa a ser sugerido automaticamente em situações como:

  • Clicar num número de telefone numa página da web;

  • Iniciar uma conversa via app Contatos.

No Beta, a função aparece no menu de "Apps Padrão" do sistema, ao lado de opções como Mensagens, FaceTime e Telefone.

Por enquanto, não há previsão para o lançamento da versão estável.

“Mas, mãe, eu quero agora”

Se você quiser MUITO ativar essa função, dá para usar apps como o DefaultSMS.

👥 Facebook lança feed só com posts de amigos

Direto do túnel do tempo…

A Meta anunciou um novo feed no Facebook que exibe apenas publicações de amigos, sem sugestões de páginas ou conteúdos fora da rede de contatos.

A proposta é resgatar a experiência original da plataforma, que foi perdendo espaço para algoritmos e recomendações ao longo dos anos.

A novidade estreia primeiro nos Estados Unidos e Canadá. Ainda não há previsão de chegada ao Brasil.

O novo feed ficará na aba onde hoje aparecem os pedidos e sugestões de amizade. Os botões de novas amizades, aniversários e lista de amigos estarão no topo da tela. O usuário poderá ainda trocar os ícones da barra inferior, substituindo, por exemplo, o atalho do marketplace por um acesso direto ao novo feed.

Tá, mas eu gosto de como está

Quem preferir o modelo atual, com sugestões e posts de páginas curtidas, seguirá com acesso à tela inicial padrão — que continuará exibindo stories e recomendações.

A mudança é parte de um esforço da Meta para reviver o "Facebook raiz" e reconquistar usuários nostálgicos da era pré-algoritmos.

Instagram libera Reels com reprodução acelerada

Insta para apressados.

O Instagram agora permite acelerar a reprodução dos Reels em até 2x, recurso que já existia no TikTok. A novidade está sendo liberada globalmente para todos os usuários.

Para usar, basta pressionar e segurar a borda direita ou esquerda do vídeo — ao soltar, a reprodução volta ao ritmo normal.

Em grego strateegia, em latim strategi…

A meta do Instagram com a novidade é clara: aumentar o engajamento, já que vídeos mais rápidos tendem a ser vistos até o fim.

🖼️ Nova IA de imagens do ChatGPT sobrecarrega servidores da OpenAI

A nova ferramenta de geração de imagens do ChatGPT (você soube por aqui) está fazendo tanto sucesso que, segundo o CEO Sam Altman, as GPUs da OpenAI estão "derretendo" de tanto processamento.

O recurso foi lançado no dia 25 e permite criar desde infográficos e logotipos até pinturas personalizadas e edições de fotos.

Resumindo: melhorou demais! Quem já usou, sabe.

Pé no freio

Devido à alta demanda, a OpenAI decidiu limitar temporariamente o uso da funcionalidade enquanto trabalha em melhorias de eficiência.

A geração de imagens está disponível para usuários do ChatGPT Plus, Pro, Team e, em breve, também para quem usa o plano Enterprise e Edu. Usuários da versão gratuita com GPT-4 podem criar até 3 imagens por dia.

💛 Poderia nos ajudar a crescer?

Convide seus amigos para se tornarem leitores da Primeira Página.

Use a caixinha abaixo para fazer isso e ir ganhando mimos pelo caminho 👇

Quinta tem mais!

A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉