- Primeira Página, por SendFlow
- Posts
- 🤖 WhatsApp vai liberar criação de chatbots no próprio app
🤖 WhatsApp vai liberar criação de chatbots no próprio app
+ ChatGPT substituindo o suporte, o ban do TikTok nos Estados Unidos, fim dos teclados e mouses?, o futuro das buscas segundo o Google
💬 Tudo indica que, em breve, será possível criar chatbots personalizados dentro do WhatsApp
O WhatsApp está desenvolvendo um novo recurso que permitirá aos usuários criar seus próprios chatbots de Inteligência Artificial personalizados. A funcionalidade foi descoberta na versão beta 2.25.1.26 para Android e promete simplificar o processo de criação desses bots com poucos passos, ali mesmo, dentro do próprio app.

Ainda não há previsão de lançamento para a versão estável, mas, como costuma ser o caso, a Meta deve expandir o recurso gradualmente após testes no beta.
🤖 40% das pessoas vão preferir buscar o ChatGPT do que os canais oficiais de suporte das empresas, diz estudo

Um estudo do Gartner prevê que, até 2027, 40% dos problemas de atendimento ao cliente serão resolvidos por ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) de terceiros, como ChatGPT.
Dito de outra forma: o estudo aposta que os clientes vão preferir explicar o problema para o ChatGPT (que não tem nada a ver com isso, coitado) do que para o suporte da própria empresa.
Segundo o relatório, consumidores estão preferindo usar essas soluções pela conveniência e rapidez nas respostas, o que tende a reduzir a busca por canais oficiais de atendimento das empresas.
Dois impactos principais da GenAI no atendimento ao cliente:
Redução da demanda pelos canais oficiais:
As ferramentas de GenAI oferecem respostas rápidas e interações simples, superando muitas vezes os canais próprios das empresas.
Pressão no suporte humano:
Com o uso crescente dessas tecnologias, clientes esperam experiências cada vez mais eficientes e sem obstáculos. Segundo a pesquisa, 84% dos líderes de atendimento já percebem que as exigências dos clientes aumentaram.
🚫 Aumentam as chances REAIS de o TikTok ser banido nos EUA

O TikTok enfrenta um cenário cada vez mais desfavorável nos Estados Unidos após as audiências na Suprema Corte sobre a lei que pode banir o aplicativo do país. A menos que a Corte suspenda a lei antes do prazo de 19 de janeiro ou que a ByteDance, dona chinesa do TikTok, venda o aplicativo, o app será removido das lojas americanas.
A empresa pediu uma suspensão temporária da lei, o que permitiria mais tempo para negociar a venda. No entanto, especialistas acreditam que a Suprema Corte dificilmente concederá essa pausa apenas devido à mudança de governo.
Mesmo que o presidente eleito Donald Trump decida não aplicar a lei, empresas como Apple e Google correm o risco de multas de US$ 5.000 por usuário se mantiverem o TikTok disponível em suas lojas de aplicativos. O Departamento de Justiça afirmou que as sanções podem ser aplicadas por até cinco anos, mesmo que Trump não aplique a lei.
⌨️ Será? A Lenovo está apostando que mouses e teclados deixarão de existir

Na CES 2025, em Las Vegas, a Lenovo revelou sua visão ousada para o futuro dos computadores: dispositivos sem teclados e mouses, totalmente controlados por Inteligência Artificial (IA). Segundo Luca Rossi, presidente da divisão de Intelligent Devices Group (IDG), a empresa aposta que a interação por voz e IA substituirá os métodos tradicionais de uso.
Aposta dupla: 80% dos PCs com IA até 2027
A Lenovo planeja que 80% de seus computadores vendidos até 2027 sejam “AI ready”. A projeção supera a estimativa de mercado da consultoria Canalys, que prevê esse índice apenas em 2028. O foco da Lenovo será popularizar a IA, inclusive nos modelos de entrada.
🔍 Como o Google enxerga o futuro das buscas online?

O portal Meio&Mensagem perguntou e um representante do Google respondeu: como a empresa enxerga o futuro das buscas online com tantas mudanças acontecendo?
Segundo Brendon Kraham, vice-presidente de Global Ads Solutions para Busca e Commerce da empresa, a tecnologia caminha para uma experiência mais imersiva, intuitiva e multimodal, com a Inteligência Artificial (IA) no centro dessa transformação.
A seguir, alguns dos pontos que o executivo levanta para os próximos anos (resumimos para você):
O Google planeja lançar perfis de marcas nos resultados de busca, com informações completas como imagens, vídeos de produtos, avaliações e promoções. Além disso, a aba Shopping ganhará provadores virtuais em 3D e vídeos de produtos, tornando a experiência mais interativa.
O Google já utiliza métricas como a "força do anúncio" para avaliar a qualidade criativa e agora aposta em IA generativa para expandir as opções criativas, adaptando textos, imagens e campanhas com base nos recursos já existentes das marcas.
Uma preocupação crescente é como o AI Overview afetará o tráfego de sites, já que os resumos diretos podem reduzir os cliques. Kraham garante que o Google está focado em manter o fluxo de usuários para sites relevantes.
Apesar do avanço, Kraham admite que o maior desafio para empresas integrarem a IA em suas campanhas é adotar uma nova mentalidade. Assim como aconteceu na transição para o mobile, a IA exige que os profissionais de marketing repensem suas estratégias para aproveitar o potencial dessa tecnologia.
O Google aposta que a combinação de IA preditiva (para identificar oportunidades de negócios) e generativa (para expandir a criatividade) será o diferencial para conectar marcas aos consumidores de maneira mais eficaz.
🎁 Temos um presente. Você aceita?
Quem indica a Primeira Página ganha mimos do SendFlow, como o Manual Anti-Banimento.
Use a caixinha aqui embaixo para convidar a galera:
Quinta tem mais!
A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉