- Primeira Página, por SendFlow
- Posts
- 🦾 Adobe lança ferramenta de geração de vídeo com inteligência artificial
🦾 Adobe lança ferramenta de geração de vídeo com inteligência artificial
+ Meta também lança sua IA de vídeo, YouTube com Shorts maiores, OpenAI vs. Open AI

📽️ Manda pro editor: Adobe Premiere Pro agora tem IA generativa
A Adobe lançou seu modelo de vídeo baseado em IA, o Firefly Video Model, já integrado ao Premiere Pro.
A novidade permite criar vídeos a partir de imagens e textos, além de alongar clipes de vídeo curtos. O recurso "Generative Extend", em versão beta, pode adicionar até dois segundos a uma gravação, corrigindo pequenos erros sem a necessidade de refilmagens. Ele também ajusta efeitos sonoros e tons ambientes.
Outra ferramenta, "Image-to-Video", combina imagens de referência com comandos de texto para gerar vídeos, embora ainda apresente limitações visuais.
As criações têm um limite de cinco segundos e qualidade máxima de 720p a 24 quadros por segundo, o que não permite a criação de filmes completos.
Comparado ao modelo "Sora" da OpenAI, o Firefly é mais limitado, mas, por outro lado, já está disponível para uso (o Sora não tem nenhuma previsão).
💛 Presente é bom e todo mundo gosta. Leitor que indica a Primeira Página ganha mimos. Já pegou o seu?
Tem mais instruções no final deste e-mail.
📹 Enquanto isso na concorrência…
Há alguns dias, a Meta anunciou o Movie Gen, uma ferramenta de inteligência artificial capaz de gerar vídeos realistas a partir de descrições de texto.
O anúncio passou meio batido no mercado, mas, como isso pode virar o mercado audiovisual de cabeça para baixo, fomos dar uma olhada nos resultados:
Lembrando: a Meta, no momento, não tem planos para lançar a ferramenta em grande escala.
⏯️ Shorts não tão shorts

O YouTube começou a liberar vídeos de até três minutos no formato Shorts (você soube primeiro aqui).
Mas vamos com calma: os novos vídeos levarão alguns dias para aparecer no feed principal e serem totalmente integrados ao sistema de recomendações.
Vídeos quadrados ou verticais enviados antes de 15 de outubro com essa duração não serão reclassificados como Shorts.
O YouTube também apresentou uma nova interface para Shorts em smart TVs, com melhorias na navegação e leitura de comentários.
🧑⚖️ OpenAI vs. Open AI

Não é erro de digitação: duas empresas com o nome praticamente igual estão brigando na Justiça.
A OpenAI (sem espaço), criadora do ChatGPT, está em uma disputa legal com uma empresa chamada Open AI (com espaço), liderada por Guy Ravine, devido a uma alegação de violação de marca registrada.
A OpenAI processou Ravine em 2023 para impedir o uso do nome “Open AI”, enquanto Ravine contra-atacou, acusando a OpenAI de roubar sua ideia original de uma IA de código aberto (open).
Ravine afirma que adquiriu o domínio “open.ai” em 2015 e apresentou seu conceito de IA para líderes do Vale do Silício, incluindo Larry Page (do Google).
A OpenAI, fundada pouco depois por Sam Altman, Greg Brockman e Ilya Sutskever, adotou uma visão semelhante de IA, mas Ravine alega que o nome e a missão foram apropriados por eles.
A disputa vai além do nome: enquanto a OpenAI de Altman cresceu rapidamente, angariando bilhões em investimentos, Ravine acusa a empresa de se desviar de sua proposta original de código aberto, uma crítica que também ecoa em outro processo movido por Elon Musk.
Apesar da batalha legal, a OpenAI continua a expandir seu valor de mercado, alcançando uma avaliação de US$ 157 bilhões.
✋ Faltou alguma coisa?
Tem algum assunto do digital que não estamos cobrindo? Algo acontecendo no mercado que ninguém está comentando?
Segunda tem mais!
A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉