Rival do Google deve ser lançado hoje pela OpenAI

+ IA para criar variações de anúncios na Meta, o que pensam os usuários do TikTok

Esta é a Primeira Página, a newsletter especializada no mercado digital.
É informação que dá ROI.

🔍 Rival do Google deve ser lançado hoje pela OpenAI

Você viu primeiro aqui: informações da agência Reuters dão conta de que o “Google da OpenAI” será anunciado ainda hoje pela empresa.

Unindo a linguagem conversacional com informações públicas da internet, o mecanismo de pesquisa deve remediar uma das maiores limitações do ChatGPT: informações imprecisas.

Má notícia para o Google, que vai ganhar ainda mais competição. Nos últimos dias, o Perplexity (outro mecanismo de pesquisa baseado em IA) tem chamado atenção. Seu valor de mercado já bateu 1 bilhão de dólares.

“Estamos contratando”

O primeiro reflexo sentido pelo Google: recrutadores da OpenAI estão fazendo propostas agressivas para conquistar a mão de obra da gigante.

E para o nosso mercado?

É razoável esperar que a OpenAI ofereça ferramentas para anunciantes num futuro próximo e o novo buscador seja uma nova fonte de tráfego para os nossos negócios. Acompanharemos.

⌨️ IA no Gerenciador de Anúncios da Meta será capaz de criar ads

Na última semana, a Meta anunciou, além dos novos planos de perfil verificado (que já cobrimos por aqui), outra novidade: uma IA capaz de criar variações de anúncios, fazer ajustes de tamanho ou até mesmo conceber anúncios completos — com legenda e tudo mais — a partir das referências que você enviar.

As novas funcionalidades serão adicionadas ao Advantage+, disponível direto no Gerenciador, e terão como base o modelo Llama, proprietário da Meta.

Você viu aqui primeiro: já falamos sobre como o mercado tem avaliado o Llama numa edição anterior.

💬 Falando em IA…

🇧🇷🤝🤖 Está virando paixão nacional.

“Índice de Tendências de Trabalho”, um relatório produzido por Microsoft e LinkedIn, estimou que 83% dos trabalhadores intelectuais brasileiros já usam IA nos seus empregos. É mais do que a média mundial, de 75%.

“Só contrato com IA”

O mesmo estudo apontou que a maioria dos líderes dizem que não contratariam alguém sem habilidades de inteligência artificial no currículo.

👙 IAs carentes perto de você

Só porque o assunto não para de render: a OpenAI está estudando formas de permitir pornografia gerada por inteligências artificiais “com responsabilidade” (palavras deles, não nossas).

Explicando: a ideia é que deepfakes e conteúdos com menores de idade, por exemplo, sigam proibidos; mas a empresa explora a possibilidade de deixar que os usuários tenham mais controle sobre o que produzem com as ferramentas.

O outro lado

Especialistas e entidades alertam sobre os riscos que já existem, mesmo com políticas mais restritas:

  • Recentemente, o X (antigo Twitter) precisou desabilitar pesquisas pelo termo “Taylor Swift”, tamanho o volume de imagens explícitas produzidas por IA utilizando o rosto da cantora.

  • The Internet Watch Foundation, entidade que protege menores de abusos online, relata que pedófilos estão usando IA para produzir imagens de crianças nuas.

📲 Um raio-X dos usuários de TikTok

Na semana passada, o TikTok divulgou o resultado de um estudo conduzido com usuários para descobrir os traços comuns compartilhados entre todas as gerações que usam o app.

Se o TikTok está na sua estratégia, é hora de anotar:

  1. Os usuários temem perder autonomia: para os mais velhos, o medo é de ficar doente; para os mais jovens, o medo é do perrengue financeiro.

  2. Mais humor, por favor: todo mundo considera rir algo importante.

  3. Respeito, honestidade, família e amor importam para todos: estes foram os principais valores elencados por usuários de todas as idades.

  4. Só eu sei: todos sentem que estão vivendo um momento incomparável com as outras gerações.

  5. Saúde mental é prioridade: pessoas de todas as gerações concordaram.

  6. Entretenimento é bom e eu gosto: é um dos principais interesses compartilhados.

  7. Tecnologia faz bem: todo mundo concorda que ela é um atalho e opera para o bem-estar social.

  8. Ser uma grande marca tem muito valor.

Quinta tem mais!

A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉 .