- Primeira Página, por SendFlow
- Posts
- Onde o público prefere ver anúncios?
Onde o público prefere ver anúncios?
+ renda média do brasileiro, novidades nas DMs, Bluesky Ads

💻 Onde o público prefere ver anúncios?
Spoiler: não é nas plataformas da Meta.
De acordo com o estudo Kantar Media Reactions, há uma diferença clara entre as preferências de consumidores e profissionais de marketing quanto às plataformas de anúncios.
Enquanto a Amazon e o TikTok lideram a preferência dos consumidores por anúncios, os profissionais de marketing priorizam o YouTube, o Google e o Instagram.
O YouTube, por exemplo, é considerado mais seguro por profissionais da área, apesar de não figurar no top 5 dos consumidores.
De onde vem a preferência
O gerente de mídia e digital da Kantar, Leonardo Pinheiro, explica que os consumidores acham os anúncios da Amazon mais relevantes e os do TikTok mais divertidos.
O ranking:

Tabela gerada pelo Meio&Mensagem com dados da Kantar
Público está mais receptivo a anúncios
O estudo também aponta um aumento na receptividade dos consumidores a anúncios, de 38% em 2023 para 47% em 2024.
No entanto, anúncios gerados por inteligência artificial (IA) ainda geram desconfiança: 41% dos consumidores globais se incomodam com eles, enquanto entre os brasileiros esse percentual é de 31%.
🌟 Lembrete rápido: quem indica a Primeira Página ganha mimos!
Tem mais instruções no final deste e-mail.
💵 Como anda o bolso do brasileiro?

Dado importante para considerar na sua precificação: estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado na última sexta-feira (6), revelou que a renda média dos trabalhadores brasileiros teve um aumento ano a ano de 5,8% no segundo trimestre de 2024.
Embora o rendimento tenha atingido um pico de R$ 3.255 em abril, houve um recuo de 2,1% para R$ 3.187 em julho.
No detalhe:
Autônomos > CLTs: trabalhadores por conta própria, empregados sem carteira assinada e do setor público registraram crescimento acima de 7% no segundo trimestre de 2024. CLTs tiveram 4,4% de aumento.
Região Nordeste teve o maior aumento de renda (8,5%).
Trabalhadores acima de 60 anos (8,8%) e com ensino superior (5,7%) também se destacaram.
Em 2023, as mulheres tiveram um crescimento de renda maior que os homens (4,2% contra 2,5% no quarto trimestre). No segundo trimestre de 2024, o crescimento voltou a ser maior para os homens (6,2% contra 5,2% para mulheres).
✉️ Instagram lança novas funções no inbox

O Instagram está lançando uma série de novos recursos para mensagens diretas (DMs), incluindo ferramentas de edição de fotos e stickers - tipo os dos Stories.
Além disso, será possível criar adesivos personalizados a partir de fotos existentes e usá-los no inbox.
O Instagram também está lançando novos temas de chat que mudam a aparência e o design das DMs, como um tema de outono ou um tema promovendo o novo álbum da estrela pop Sabrina Carpenter.
DMs pesam no algoritmo
Segundo Adam Mosseri, chefe do Instagram, as mensagens diretas têm sido uma área de crescimento para a plataforma, o que justifica a ênfase em novas ferramentas e recursos.
A importância das mensagens é tão grande que o Instagram utiliza a frequência de envios de posts por DM como critério para ranquear conteúdo na plataforma.
Em julho, Mosseri explicou que um dos principais fatores para o ranqueamento é a quantidade de vezes que um post é enviado via DMs.
💬 Será que chega no Brasil? WhatsApp vai permitir envios de mensagens para outros apps em breve

A Meta detalhou como funcionará a interoperabilidade do WhatsApp e do Messenger com outros aplicativos de mensagens na Europa, em conformidade com o Regulamento de Mercados Digitais da União Europeia (DMA).
Explica melhor, Primeira Página?
Essa legislação exige que grandes apps de mensagens, como WhatsApp e Messenger, se tornem compatíveis com serviços de mensagens rivais para promover a concorrência e evitar monopólios no setor de tecnologia.
Os usuários terão a liberdade de ativar o recurso e escolher de quais plataformas desejam receber mensagens.
Como vai funcionar?
Além de chamadas de voz e vídeo, a Meta está planejando novas funcionalidades para melhorar a comunicação entre seus apps e os concorrentes.
Os usuários do WhatsApp e Messenger poderão decidir se preferem "misturar" conversas de todos os contatos ou separá-las por serviço, mantendo as plataformas de terceiros em uma seção isolada do app.
Conversas em grupo estão previstas para o ano que vem.
📣 BlueSky Ads? Por enquanto, não

Você viu na última edição: desde a suspensão do X no Brasil, muitos usuários brasileiros migraram para novas plataformas que oferecem dinâmicas semelhantes ao antigo Twitter.
Uma das principais escolhas tem sido o Bluesky, que se tornou o aplicativo mais baixado na App Store do Brasil desde o pedido de suspensão do X no país, em 30 de setembro.
Embora muitas marcas brasileiras estejam buscando presença no Bluesky, a plataforma não tem planos de oferecer formatos de mídia para anunciantes, segundo porta-voz da empresa.
A monetização atual da plataforma é feita por meio de um serviço pago que permite aos usuários adquirir seus próprios domínios e criar @s personalizadas.
Enquanto isso no Threads…
O Threads, da Meta, também não possui anúncios disponíveis, mas há expectativas de que isso mude em breve (você viu aqui).
A Meta pretende incluir anúncios na plataforma ainda este ano, embora não tenha dado um prazo exato. O mercado acredita que o Threads terá maior facilidade de integração com o gerenciador de anúncios da Meta.
✋ Faltou alguma coisa?
Tem algum assunto do digital que não estamos cobrindo? Algo acontecendo no mercado que ninguém está comentando?
Quinta tem mais!
A Primeira Página sai sempre às segundas e quintas-feiras — não é diária para dar saudade 😉